Saiba como manter o sabor da festa junina sem comprometer a dieta

Nutricionista aponta dicas para apreciar pratos sem deixar de lado os cuidados com a saúde 

O tão esperado mês das festas juninas chegou e, mesmo em época de isolamento social, familiares e amigos prometem fazer bonito em casa para que a data não passe em branco. E por que não pensar em quitutes saborosos e saudáveis para trazer mais leveza e não comprometer a dieta? Apesar das festas juninas, é possível caprichar nas guloseimas e manter o equilíbrio, segundo o que diz a nutricionista do Fort Atacadista, Glaucia Stasiak.

Glaucia lembra que o período de festas coincide como inverno, em que o metabolismo do corpo fica mais acelerado para se aquecer, aumentando consequentemente o consumo de energia.  Com isso, a tendência é de que as pessoas sintam mais fome e exagerem um pouco na alimentação. Mas, reduzindo ou trocando alguns ingredientes, é possível comer os mesmos petiscos de sempre sem perder a alegria do momento, deixando a saúde em dia.

Uma dica importante é reduzir a quantidade de açúcar, gordura e sal, optando por ingredientes in natura ou minimamente processados. Outra forma de evitar o consumo exagerado é comer mais devagar, saboreando os pratos lentamente, pois desse modo o organismo dará sinais claros de estar plenamente saciado.

Alguns alimentos típicos da data são considerados mais adequados para quem não quer exagerar. O milho-verde, por exemplo, possui carboidrato com muita fibra, mas deve ser consumido com pouco sal e sem manteiga. Já o pinhão é um alimento muito saudável, rico em fibras e minerais e possui boas gorduras, como ômega 6 e 9, e ácido pinolênico, que atua como inibidor de apetite. “Importante é dar preferência para consumi-lo em sua versão cozida em água”, pontua.

O cuscuz é um dos pratos queridinhos das festas juninas. Neste caso, a versão preparada com legumes, ovos e atum pode ser uma boa escolha. Compondo a mesa de delícias, vem a batata-doce, rica em carboidratos e vitaminas e podendo ser cozida ou assada. E as receitas com leite de coco também são bem-vindas. “Esse ingrediente é muito rico em ácido láurico, que combate o colesterol ruim, afasta inflamações e contribui na manutenção do peso”.

O amendoim é outro alimento bastante procurado para os arraiais. É considerado calórico, mas contém gordura boa. A indicação aqui é dar preferência aos torrados em casa e com casca, pois os industrializados possuem muito sódio. “O importante é ter em mente que o consumo exagerado de alimentos sempre trará resultados negativos para a saúde, por isso consuma de forma moderada e mantenha seu corpo hidratado”, alerta a especialista.

(Confira mais na página C3 da versão digital do jornal O Estado)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *