Energisa alerta sobre acidentes com pipa na rede elétrica

Houve aumento em mais de 50% dos clientes afetados devido à soltura inadequada.

Desde o início da pandemia, a Energisa passou a registrar aumento nas ocorrências relacionadas a objetos que tiveram contato direto com a rede elétrica, especialmente as ocasionadas por pipas. Àquela “brincadeira”, que a princípio denota inofensiva, acabou prejudicando clientes de 18 bairros de Campo Grande, entre os dias 26 de maio e 16 de junho deste ano.

Os dados explicam que nesse período 24.442 mil clientes ficaram sem energia, devido as pipas atingirem os fios energizados. Os números revelam um aumento em 50%, se compararmos as estatísticas registradas de janeiro até a última quinzena do mês de junho, que somou 11.242 clientes com interrupção do fornecimento.

Além da interrupção no fornecimento de energia, o contato direto com a rede pode ocasionar diversos tipos de problemas, entre eles: choque elétrico, incêndio e até mesmo acidente fatal. E diante desse cenário, a Energisa orienta que haja um reforço maior nos cuidados que a população deve ter em relação a energia elétrica.

“O ideal é que a soltura de pipa ocorra em locais abertos e afastados dos fios elétricos, e jamais faça uso de linhas metálicas, linha chilena ou cerol. Caso a pipa fique presa aos cabos de energia, nunca tente retirá-la”, afirma o coordenador de Construção e Manutenção da Energisa, Alécio Almeida Leite.

(Texto: João Fernandes com assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *