Vice da FFMS “chuta” retorno do Estadual para setembro

O vice-presidente da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), Marco Tavares, acredita que se o cenário da COVID-19 permanecer estável à nível estadual nos próximos meses, o retorno do torneio local tem possibilidade de acontecer em setembro.
“Não temos uma previsão de retorno hoje. Em julho, período em que se acredita que a curva de contágio decline, possamos nos reunir e discutir o retorno para setembro”, pontuou o cartola em entrevista ao jornal O Estado na segunda-feira (15).

O dirigente acredita que o futebol, assim como outras modalidades, deve receber testes dos órgãos sanitários do país nos próximos meses e salienta que os times tem buscado a FFMS. “Os clubes não tem possibilidades de arcarem com o protocolo de segurança para que possamos retomar as atividades. Para retornarmos, precisamos do aval dos órgãos sanitários, assim como o apoio dos clubes em relação aos valores e custos para que o retorno aconteça”, finalizou o dirigente.

No último dia 5, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou um guia médico com 32 páginas que deve ser seguido pelos clubes brasileiros que querem retomar os jogos no país. Aprovado por um vasto corpo médico, o documento visa sugerir medidas protetivas e segurança aos clubes e seus colaboradores na retomada das atividades.

Valter Mangini, presidente do Comercial, salientou que o retorno é inviável. O dirigente pontua que a realização de eventos segue barrada nos municípios que contam com equipes na competição e afirma que os clubes conversaram sobre a possibilidade de finalizarem o campeonato ao fim deste ano. “Pensamos na hipótese de concluir o estadual próximo ao fim do ano. Caso os órgãos sanitários estaduais viabilizem o retorno, o Comercial buscará junto aos seus patrocinadores, recursos para retornar à campo”, colocou Mangini.

Presidente do Costa Rica, Cézar Mignoli, ressaltou que a retomada é viável somente com o controle pandêmico municipal. “Existe toda uma logística com os atletas, para que estes retornem aos clubes, sem mencionar os estados que mensalmente registram novos casos. Repensar o fim do estadual deste ano para janeiro do ano que vem, e posteriormente iniciar a temporada 2021 em seguida é uma boa ideia”, finaliza Mignoli.

Coincidência ou não, Costa Rica é o município que menos respeita o isolamento social entre as cidades que contam com equipes na competição. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na última segunda-feira (15), o município registra apenas 31,6 por cento de adesão ao isolamento social solicitado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), medida proposta para controlar a disseminação do vírus no estado. Chapadão do Sul (35,1), Campo Grande (35,4), Corumbá e Maracaju (37,1), Rio Brilhante (37,9) e Aquidauana (38,2), integram o ranking.

(Texto:Alison Silva)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *