Por meio de lives, CineMato apoia setor audiovisual de MS

Para dar apoio ao trabalho cinematográfico produzido em Mato Grosso do Sul, o CineMato criou a Semana do Cinema Brasileiro, no qual será realizado uma série de bate-papos por meio de lives com quem produz cinema nos mais variados gêneros. O evento irá acontecer de 16 a 20 de junho, é uma realização do MIS (Museu da Imagem e do Som), CineCafé, Curso de Audiovisual da UFMS e da TVE Cultura.

“O cinema é a arte da reinvenção, é a crônica necessária de cada tempo, e de cada povo, assim, vivendo um período tão trágico, mas também histórico, queremos dar voz aos “cronistas” da luz mágica, aqueles que com rigor e maestria contam histórias e constroem memórias através do cinema, feito aqui no Mato Grosso do Sul”, destaca Marinete Pinheiro, coordenadora do MIS.

As lives acontecem pelo Instagram da Fundação de cultura sempre às 19h.

Programação

O cinema de terror no velho oeste

Dia 15 – Kézia Miranda conversa com Larissa Anzoategui – Produtora, editora e diretora da Astaroth, produtora independente em MS que já realizou seis curtas e longas-metragens.

O Imaginário, o Folclore e o Cinema

Dia 16 – Julio Bezerra – Professor do curso de Audiovisual da UFMS conversa com Andriolli Costa, jornalista, narrador e pesquisador de folclore e imaginário brasileiro.

Cinema Documentário em MS

Dia 17 – Marinete Pinheiro – Jornalista, Cineasta/Documentarista e Coordenadora do MIS de MS conversa com Lu Bigatão, Documentarista, produtora a apresentadora do Programa Cult/TVE Cultura.

Filmes de bang-bang em Campo Grande / 100% Independente

Dia 18 – Carlos Diehl- Roteirista e Produtor Executivo na TVE Cultura conversa com Alexandre Couto, cineasta independente que dirigiu filmes de longa- metragem em Campo Grande.

Documentário de invenção e poesia

Dia 19 – Marinete Pinheiro Jornalista, Cineasta e Coordenadora do MIS de MS conversa com cineasta Joel Pizzini, Cineasta, pesquisador, autor de ensaios documentários premiados internacionalmente como Caramujo-flor e 500 Almas.

FORMAÇÃO – Roteiro e produção criativa

Dia 20 – Kézia Miranda conversa com Mariana Tesch- Mestre em Roteiro pela Northwestern University (com bolsa CAPES e Fulbright), roteirizou os curtas-metragens “NY, MG” (2017), vencedor do Festival de Curtas TNT, com estreia no canal TNT-Brasil, e “Nervo” (2019), com exibições em diversos festivais pelo Brasil. Seus trabalhos mais recentes são como roteirista das séries “Clube da Anittinha” T2 (Gloob), “Coisa Mais Linda” T2 (NETFLIX) e “Oswaldo” T2 (Cartoon Network). Atualmente desenvolve seu primeiro longa-metragem autoral “Amém”, e o longa-metragem “Ligações Nebulosas”, em parceria com Jean Claude-Bernardet. Faz parte da equipe de programação e produção da Rodada de Negócios do FRAPA.

(Texto: Inez Nazira com informações do Portal MS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *