De TV a Whats, professores se adaptam para manter ensino

Enquanto as escolas particulares já discutem um possível retorno às atividades presenciais em julho, a Reme (Rede Municipal de Ensino) está mobilizando cerca de 480 professores que se inscreveram para fazer as gravações das videoaulas que serão veiculadas na TV Reme, parceria da Semed (Secretaria Municipal de Educação) com a TV Educativa do Estado.

Além disso, outros professores do município continuam desenvolvendo as atividades e ministrando as aulas em vídeo via grupos de WhatsApp. O objetivo da Semed é que as duas alternativas de conteúdos se complementem e que as aulas pelo canal 4.2 atendam os alunos que não têm acesso à internet. Não há previsão de retorno das aulas presenciais na rede.

A transmissão da TV Reme começou ontem (8) ao meio-dia com aulas de Geografia para o 4º ano, Matemática para o 6º ano e EJA (Educação de Jovens e Adultos), e Artes para o 1º ano. A TV contemplará os 110 mil alunos matriculados na rede de ensino de Campo Grande, que, ao longo do dia, incluindo o período noturno, poderão assistir a aulas gravadas por professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. As aulas televisionadas serão mais uma ferramenta para complementar os cadernos com atividades pedagógicas disponibilizados pelas escolas.

Conforme o superintendente de Políticas Educacionais da Semed, Waldir Leonel, as aulas são produzidas de acordo com a base nacional comum curricular, e por esta razão uma mesma aula poderá atender diferentes séries. “Nós fizemos com o objetivo de atender a um público maior e que terá igualdade no recebimento das atividades”, ressaltou. Leonel explicou que os alunos terão como acompanhar as aulas pela TV seguindo o conteúdo do livro didático em conjunto com os cadernos de atividades que foram encaminhados anteriormente.

“O caderno de atividades é um elemento de aprendizagem, a plataforma on-line é outro elemento de aprendizagem e a TV, ela veio completar, para proporcionar igualdade no ensino de toda a nossa rede”, pontuou. A preocupação também contempla a forma de dar aula. Para a Educação Infantil, as aulas serão ministradas por blocos, já que uma criança não fica muito tempo na frente da TV, conforme Leonel.

Os primeiros vídeos estão sendo produzidos em um estúdio na Semed e editados pela equipe da TVE. Ao todo, serão oito horas de aula por dia e a ideia é que sejam transmitidas aulas de, pelo menos, duas disciplinas por dia, nos períodos matutino, vespertino e noturno, contemplando os alunos da EJA, que trabalham e não têm disponibilidade de assistir à TV durante o dia. A grade com os conteúdos também contará com programas educativos da TVE, que serão intercalados às aulas da Reme, reforçando o conteúdo pedagógico. Quem perder alguma aula transmitida pela TVE, poderá acessar o canal do YouTube, específico da TV Reme, onde todo o conteúdo será postado.

Confira mais informações acessando o acervo digital do jornal impresso O Estado MS.

(Texto: Mariana Moreira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *