Seu cachorro não é desobediente, é adolescente

É importante que tutores conheçam as fases da vida dos animais para compreendê-los melhor

A adolescência dos cães é marcada por algumas mudanças físicas e comportamentais. A fase é bastante importante para os cães e também para os tutores. Ficar atento aos sinais ajudará entender em que fase da puberdade eles estão e o que deve ser feito.

A puberdade em cães varia conforme o sexo e as raças, mas, no caso das fêmeas, ela ocorre, geralmente, entre o sexto e o oitavo mês de vida, coincidindo com o surgimento do primeiro cio. No caso de raças grandes, o estado de receptividade sexual acontece mais tarde e com as raças pequenas mais cedo, por isso, há variação de 6 a 12 meses.

Segundo o médico veterinário e professor do curso de Medicina Veterinária da Uniderp, Marcelo Monteiro, nessa fase é normal acontecer o ‘cio silencioso’. “São os cios sem indícios característicos desse ciclo, como por exemplo, sangramento, ou inchaço na vulva. Já nos machos ocorre dos 7 aos 10 meses, em média, no momento em que sua capacidade de gerar descendente passa 50%”, explica especialista.

Mas você deve estar se perguntando: porque é tão comum os cães, nessa fase ficarem mais rebeldes? “Nas fêmeas, isso acontece porque o hormônio está em alta, o que gera uma descompensação muito grande no organismo acarretando na agitação, entre outros fatores. Já nos machos é a liberação de feromônios das fêmeas no cio que gera a inquietude”, revela.

A rebeldia nada mais é do que a expressão hormonal da fase, a qual gera aumento de tamanho da vulva na fêmea, sangramento pré cio e a demonstração de sinais da fase da aceitação do macho, como levantar o rabo e se virar para o macho até movimentos vulvares. No macho, há inquietação e insistência de permanecer perto da fêmea e até realizar ações que podem lesioná-lo, como subir em muros ou danificar objetos para poder chegar até a fêmea.

A inquietação, pequenos latidos ou choro, arranhar objetos, posicionamento de aceitação de machos, sangramento pré cio na fêmea, são alguns dos sinais das mudanças de comportamento. “Geralmente as raças mais agitadas, como Labrador e Golden Retriever, demonstram mais, porém, todas as raças neste período demonstram diferentemente os sinais da puberdade”, expõe.

Entretanto, não é necessário se desesperar, neste caso o médico veterinário só precisa ser procurado se algo diferente seja visualizado. “Como sangramento no macho, exposição permanente do pênis, exposição da vulva ou aparecimento de massas tumorais na vulva, por exemplo. Fora isso, castrar o animal é uma alternativa para quem quer um cão mais comportado, menos agitado. Lembrando que o animal não vai acalmar após a castração, caso tenha copulado a primeira vez; não vai engordar, caso mantenha uma dieta correta. Vale o alerta de que, por ficar mais quieto e comer a mesma quantidade, há tendência de ficar obeso. A castração vem sendo muito recomendada para fêmeas caso não haja interesse de reprodução, ela diminuirá índices de incidência de câncer e anula o risco de uma infecção no útero”, conclui.

(Texto: Bruna Marques)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *