Falta de distanciamento social aumenta mortes por covid-19

O Brasil é o terceiro país com maior número de mortes por covid-19. Enquanto isso, o número de pessoas dentro de casa continua registrando abaixo de 50%.

Embora Mato Grosso do Sul continue sendo o menor em número de casos e de mortes entre as unidades da federação, o estado viu os testes positivos para o novo coronavírus dispararem na última semana e o 21° óbito foi confirmado nesta sexta-feira (5).

Autoridades sanitárias de saúde atribuem o aumento da curva de contágio, ao ritmo de vida normal que os sul-mato-grossenses estão levando. A taxa de distanciamento social mapeada nesta quinta-feira (4) foi de 37,3%. A mesma média da primeira semana do mês de junho que registrou 37,4% (segunda), 40,9% (terça) e 38,3% (quarta).

Os indicadores seguem na contramão do cenário considerado ideal por cientistas e autoridades mundiais de saúde que recomendam isolamento de 70% para reduzir o número de infectados e conter a velocidade de contágio da pandemia.

Durante o anuncio de 72 novos testes positivos de covid-19 e mais uma vida perdida para a doença nesta sexta-feira (5), o secretário de saúde, Geraldo Resende fez mais um apelo para a população. “Nosso isolamento social está horrível e mostra mais uma vez o descompromisso do sul-mato-grossense com o bem maior que é a vida. Mais uma vez pedimos: isolamento social, uso de máscaras e regras de higiene, que são até o presente momento os únicos remédios que nós temos para combater esse vírus”.

(Texto: Inez Nazira com informações do Portal MS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *