Morre lenda nacional do mountain bike brasileiro

Morreu nesta quinta-feira (4) a lenda do mountain bike brasileiro Erivan Arcangelo de Lima, aos 55 anos. Um dos atletas brasileiros de mountain bike que se destacou nos anos 90. Erivan foi campeão brasileiro de MTB XCO em 1994 e deixou um enorme legado a modalidade. Nascido em natal, no Rio Grande do Norte, Erivan morava em Campos do Jordão e lutava contra um câncer havia dois anos.

Originário do ciclismo de estrada, Erivan de Lima era um escalador muito forte, que transpôs com muito talento essa habilidade para as subidas de MTB. O ciclista foi o criador do Desafio da Mantiqueira de MTB. A prova se tornou tradicional e ajudou a consolidar a cultura do esporte em uma das cidades de maior brilho para a modalidade no Brasil, Campos do Jordão, no interior de São Paulo. Ao desenhar uma prova com muita trilha técnica, Erivan, deu impulso para as provas de maratona.

Paixão de uma geração

Adriana lembra que Erivan deixou um legado inestimável para o esporte nacional. “Ele migrou do ciclismo olímpico para o MTB, criou o esporte do zero no Brasil, trazendo uma visão mais ampla de marketing, da imagem do esporte. Ele ensinou muito para a maioria dos atletas da nossa geração como negociar com patrocinador, cuidar da imagem, construir uma carreira”, relembra Adriana.

Por ter competido fora por bastante tempo, ele trouxe experiência e ajudou a formar uma geração inteira. “Num momento em que não existia internet, ele avisava sobre as inscrições, ajudava a formar uma delegação para viajar para competir, orientava os atletas. Ele foi um dos ‘paizões’ do mountain bike no Brasil. Ele pegou novos atletas de um novo esporte e formou.”

(Texto: Terra.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *