Com novos filtros, ETA Guariroba reforça tratamento de água em Campo Grande

A Águas Guariroba conclui na última quinta-feira (21) as obras de reforma dos filtros de tratamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guariroba. As obras consistem na reforma total dos filtros, onde são substituídos os blocos antigos de cerâmica por blocos estilo Leopold, que tem uma melhor performance de filtração. Além da reforma dos filtros, foi feita a troca de toda camada filtrante que consiste em seixos rolados, areia fina e antracito, melhorando ainda mais a qualidade de água filtrada.

Os filtros também ampliam a capacidade de retenção de partículas colidais, odor, sabor e bactérias da água, contendo aproximadamente 100% das partículas durante o processo de filtração da água realizado na ETA Guariroba. Além ampliar a qualidade da água tratada, os filtros também promovem a economia de produtos floculantes e aumentam a média de operação em filtragem, passando de 10 horas para 35 horas de operação.

De acordo com o coordenador de produção de água da ETA Guariroba, Fabrício Gonçalves Gusmão, a reforma dos filtros da estação ampliam a operacionalização no tratamento de água, refletindo na qualidade da água que chega na residência da população.

“A reforma dos filtros amplia diretamente a qualidade da água tratada pela ETA Guariroba, seguindo criteriosamente os padrões de qualidade exigidos pela portarias de consolidação de água tratada. É importante destacar que os novos filtros podem ser utilizados durante 35 horas em filtragem, até serem lavados e voltar à operação. Isso representa uma economia e mais dinâmica, já que os filtros anteriores ficavam até 10 horas. Além disso, a população é a mais beneficiada, recebendo diretamente na torneira de casa uma água 100% tratada e livre de contaminação”, destaca o coordenador.

(Texto: Assessoria Águas Guariroba)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *