Unidades promovem ações sobre o Dia Mundial Sem Tabaco

Em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, lembrado no próximo domingo (31), as unidades de saúde de Campo Grande realizaram nesta semana várias ações educativas para alertar a população quanto aos malefícios do fumo.

Em todas as execuções das atividades estão sendo respeitadas as medidas de biossegurança, como o respeito ao distanciamento seguro e número limitado de pessoas, em razão da pandemia do coronavírus (covid-19).

Um exemplo da ação foi na USF Ana Maria do Couto, no qual, os profissionais orientaram os usuários quanto à quantidade de substâncias tóxicas encontradas no tabaco e os riscos do consumo para a saúde, bem como sobre a possibilidade de tratamento na rede pública de Saúde.

Ação semelhante ocorreu na UBSF Indubrasil, onde a médica Luana Fraga Torres de Oliveira realizou uma palestra sobre o tema a pacientes que aguardavam consulta médica, e na USF Azaleia.

Tratamento

Em Campo Grande o tratamento para quem quer parar de fumar é ofertado nas unidades de saúde, por meio do Programa de Controle do Tabagismo, que segue o modelo do Ministério da Saúde estabelecido como Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), que tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco.

O atendimento à população que deseja parar de fumar inclui avaliação clínica, abordagem intensiva, chamada abordagem cognitivo-comportamental -, e caso necessário, terapia medicamentosa através de adesivo transdérmico e Cloridrato de Bupropiona, que são considerados medicamentos de 1ª linha.

Por conta da pandemia do Covid-19, alterações deverão ser feitas em relação ao acompanhamento de pacientes nas unidades. A recomendação é de que os pacientes sejam atendidos de maneira individual ou remota pelas unidades de referência.

(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *