Rede pede que STF não acabe com inquérito das fake news

A Rede pediu ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin, que não acabe com o inquérito das fake news. O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu pelo encerramento e o ministro encaminhou para o plenário da Casa.

O partido argumenta que, como o inquérito se baseia em uma norma do regimento interno do tribunal, não cabe o instrumento usado por Aras.

O pedido da PGR veio em resposta à operação realizada nesta quarta-feira (27) pela Polícia Federal, que cumpriu 29 mandados de busca e apreensão e solicitou a quebra de sigilo bancário de empresários e aliados do presidente Jair Bolsonaro. A investigação apura o financiamento e a disseminação de conteúdos falsos em redes sociais e ataques ao STF.

Fachin decidiu nesta quinta-feira (28) encaminhar ao plenário o pedido de suspensão do inquérito das fake news, feito pelo procurador-geral da República, Augusto Aras.

Não há previsão de quando o tribunal vai analisar o tema. Fachin, que é o relator do caso, reforçou a indicação de preferência de julgamento da ação à Presidência do Supremo, que tem o poder de pautar a análise.

(Texto: Poder 360)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *