MS está em alerta para tempo seco e baixa umidade do ar

Com previsões de baixa umidade relativa do ar, entre 30% e 20% conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta sexta-feira deve ser de muitos cuidados com a saúde. De acordo com especialistas, essa condição climática pode trazer riscos, provocando o surgimento de sintomas de doenças respiratórias, como bronquite, asma e rinite.

Em tempo de pandemia de coronavírus, o tempo seco pode ainda aumentar as notificações de Covid-19, explicou a gerente técnica de Influenza e Vírus Respiratórios da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Lívia de Mello Almeida Maziero.

“Nessa época do ano o clima é favorável para a circulação de vírus respiratórios. As pessoas ficam mais suscetíveis às infecções e todo sintoma respiratório acaba gerando suspeitas de Covid-19. Por isso o aumento das notificações”, explica.

Com alerta válido para todo o MS, a orientação às pessoas é clara: beba bastante líquido; evite desgaste físico nas horas mais secas; e não se exponha ao sol nas horas mais quentes do dia. “Use máscara e não fique em locais fechados ou com aglomeração”, completa.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice ideal da umidade relativa do ar varia entre 50% e 80%.

(Texto: Karine Alencar com a Subcom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *