Mandetta diz que Bolsonaro tentou mudar bula da cloroquina

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta disse que o governo federal pretendia alterar a bula da cloroquina para incluir no documento a recomendação de tratamento para covid-19. A declaração foi feita na noite de 4ª feira (20.mai.2020) em entrevista à GloboNews.

Segundo Mandetta, a alteração seria por decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro. “Eu me lembro de quando, no final de 1 dia de reunião de conselho ministerial, me pediram para entrar numa sala e estavam lá 1 médico anestesista e uma médica imunologista, que estavam com a redação de 1 provável ou futuro, ou alguma coisa do gênero, 1 decreto presidencial… E a ideia que eles tinham era de alterar a bula do medicamento na Anvisa, colocando na bula indicação para covid-19”, afirmou.

Integrantes da AGU (Advocacia Geral da União) e o presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antonio Barra Torres, também estavam no encontro. “O próprio presidente da Anvisa se assustou com aquele caminho, disse que não poderia concordar”, disse o ex-ministro.

Mandetta disse que a discussão em relação ao medicamento tinha que ser do Conselho Federal de Medicina. “Eu simplesmente disse que aquilo não era uma coisa séria e que eu não iria continuar naquilo dali, que o palco daquela discussão tem que ser no Conselho Federal de Medicina”.

Na 4ª feira (20.mai), o governo federal recomendando o uso da cloroquina desde o 1º dia mesmo para pacientes com covid-19. Segundo a OMS,  o uso de cloroquina e a hidroxicloroquina não tiveram eficácia comprovada para prevenir e tratar a covid-19.

(Texto:Ana Beatriz Rodrigues com informações do Poder 360)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *