A cada hora, três pessoas são testadas para covid-19 em MS

Em Mato Grosso do Sul, o Governo de MS criou uma iniciativa pioneira que é o Drive-thru Coronavírus. Da sua implantação até hoje, já foram realizados 2.536 testes nos quatro municípios onde foi instaurada: Campo Grande, Três lagoas, Dourados e Corumbá, total que dá uma média de 72 exames ao dia, ou seja, três pessoas por hora.

“Isto demonstra a preocupação do Governo do Estado em saber o real cenário da doença, com isso, conseguimos monitorar os casos positivos e acertar as medidas necessárias”, afirma o titular da pasta Geraldo Resende.

Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 4.954 notificações de casos suspeitos da coronavírus em Mato Grosso do Sul, deste total, 51,2% foram no pelo drive-thru, ou seja, 2.536.

Das 2.064 amostras coletadas no Drive Thru Covid-19 em Campo Grande, 2.017 deram negativo e 47 deram positivo. Das 214 amostras coletadas no Drive Thru Covid-19 em Dourados, doze deram positivas e 202 foram descartadas. Das 208 amostras coletadas no Drive Thru Covid-19 em Três lagoas, 184 deram negativo e 24 positivo. Das 50 amostras coletadas no Drive Thru Covid-19 em Corumbá, todas deram negativo.

Em Campo Grande, todos os dias o drive-thru registra 108 vagas de atendimento; em Dourados são 40 (atendimentos nas segundas, quartas e sextas-feiras); 30 vagas em Três Lagoas (segunda a sábado) e 20 vagas para Corumbá (segundas, quartas e sextas-feiras).

Como funciona?

A consulta é agendada via telefone e confirmada por um SMS, mensagem por celular, com a data, o horário e o local de atendimento. Ao chegar no dia do exame, após as confirmações dos dados, é realizada a coleta RT PCR, por biologia molecular, dentro do próprio automóvel, sem a presença de acompanhante (quando assim possível, desconsiderando os casos de crianças e idosos) e levando no máximo 20 minutos, ou seja, de forma rápida, organizada e segura

O resultado leva de 24h a 48h no máximo e é encaminhado, por SMS, ao paciente, que também é acionado pela equipe médica responsável do Disk Covid. O cidadão também poderá consultar o resultado do exame no site da Secretaria de Estado de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *