Vettel encerra conversas e deixa Ferrari no fim de 2020

Após cinco anos e com uma possível sexta temporada, caso tenha Fórmula 1 em 2020, Sebastian Vettel deixará a Ferrari no fim do ano, quando o contrato chegar ao fim. A equipe italiana fez ofertas e tinha interesse em manter o tetracampeão mundial por pelo menos mais um ano, mas as tentativas embicaram numa rua sem saída. O fim das negociações foi formalmente anunciado nas primeiras horas desta terça-feira (12).

A notícia foi adiantada pelo jornal alemão ‘Bild’ no começo da noite de segunda-feira no Brasil, já madrugada de terça-feira na Alemanha. Horas depois veio o anúncio oficial de que o piloto de 32 anos – fará 33 em julho – não estará nos quadros de Maranello em 2021.

“Minha relação com a Ferrari se encerra ao fim de 2020″, disse Vettel, através de comunicado divulgado pela Ferrari. “Para conseguir os melhores resultados possíveis no esporte, é vital que todos os envolvidos trabalhem em harmonia. A equipe e eu percebemos que não há mais um desejo comum de seguir juntos além dessa temporada. Questões financeiras não foram um fator nessa decisão conjunta. Não é assim que eu penso quando tomo certas decisões, nem nunca será”, seguiu.

“O que está acontecendo nesses últimos meses levou muitos de nós a refletir sobre as reais prioridades na vida. Você precisa usar a imaginação e adotar uma nova abordagem. Eu, por exemplo, vou usar o tempo para refletir no que realmente importa quando o assunto é o meu futuro. A Ferrari ocupa um lugar especial na F1 e espero que tenha todo o sucesso que merece. Por fim, quero agradecer a todos na família Ferrari, todos os tifosi do mundo, todo o suporte que tive ao longo dos anos. Meu objetivo imediato é terminar minha passagem pela Ferrari, torcendo por novos momentos lindos juntos, completando os outros tantos que já tivemos”, destacou.

“Essa é uma decisão conjunta tomada por nós e por Sebastian, uma decisão que as duas partes consideram ser para o bem”, destacou Mattia Binotto, chefe de equipe. “Não foi uma decisão fácil, considerando o valor do Sebastian como piloto e como pessoa. Não houve razão específica para essa decisão, além da crença comum e amigável de que já é hora de tomar caminhos diferentes para alcançar nossos respectivos objetivos”, seguiu.

Além do tempo de contrato e salário, outra situação ventilada como entrave para o acordo era a maneira de gerenciar a dupla de pilotos. Charles Leclerc tem 22 anos e vai apenas para o segundo ano como piloto da Ferrari, mas já recebeu um acordo até 2024 e tende a ser cada vez mais o queridinho da equipe no futuro.

Vettel chegou à Ferrari em 2015 após quatro títulos mundiais com a Red Bull entre 2010 e 2013 e, ainda, viver o primeiro grande momento como piloto da F1 justamente na Itália, em 2008, quando levou a Toro Rosso para a única vitória da história da escuderia de Faenza.  Como piloto da Ferrari, Vettel tem 102 corridas e 14 vitórias, além de 54 pódios e dois vice-campeonatos.

(Texto: João Fernandes com Grande Prêmio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *