Pressionado, Teich diz que pretende apoiar isolamento

Após 18 dias de sua nomeação, o ministro da saúde Nelson Teich, reuniu todos os 27 secretários estaduais do setor para discutir assuntos relacionados à pandemia do novo coronavírus (covid-19). Em reunião na última terça-feira (5) por videoconferência, os secretários colocaram o ministro contra a parede: reclamaram da demora na tomada de decisões e ele afirmou que pretende apoiar o isolamento.

Desde quando o ministro tomou posse, os secretários questionam a comunicação periódica para a tomada de decisões frente ao (covid-19). Com o substituto, o primeiro contato só aconteceu na semana passada, quando Teich reuniu os secretários de cada região do Brasil em cinco teleconferências.

Na reunião da última terça, Teich precisou lidar pela primeira vez com os 27 secretários, que não pouparam cobranças: os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) chegam em quantidade muito pequena a estados e municípios; o ministério habilita poucos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva); a oferta de testes é pequena.

Na ocasião, o ministro informou que encomendou de empresas nacionais 14.100 respiradores, com entrega de 200 unidades por semana. A informação frustrou os secretários: eles só receberiam todos os aparelhos em 2021.

(Texto: Karine Alencar com o Uol)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *