Especialistas acreditam que Covid-19 circulava na França em dezembro

O novo coronavírus já circulava na França no fim de dezembro, como sugere um novo estudo? Não seria impossível, estimam especialistas, para quem o vírus poderia estar circulando no país antes do registro dos primeiros casos oficiais, no fim de janeiro.

Os três primeiros casos identificados de Sars-Cov-2 na França remontam a 24 de janeiro: dois chineses originários de Wuhan, foco da pandemia, e um morador da região de Bordeaux que havia retornado de uma viagem à China. Mas o médico Yves Cohen, chefe da unidade de reanimação dos hospitais Avicenne e Jean-Verdier, em Seine-Saint-Denis, perto de Paris, anunciou ontem a identificação de um caso positivo que remonta a 27 de dezembro.

Amostras congeladas de pacientes internados no Jean-Verdier e Avicenne de 2 de dezembro a 16 de janeiro foram testadas para o novo coronavírus. “Dos 14 pacientes, um deu positivo”, disse.

O paciente em questão é um homem de 42 anos que foi examinado em 27 de dezembro, segundo o estudo, publicado no “International Journal of Antimicrobial Agents”. Esta é a prova de que “a Covid-19 já estava se espalhando pela França no fim de dezembro de 2019, um mês antes dos primeiros casos oficiais”, assinalam os autores.

Segundo o professor Cohen, uma das hipóteses é de que o paciente teria sido contaminado por sua mulher, assintomática, que trabalhava no setor de peixes de um supermercado, “junto ao local de sushis, com pessoas de origem asiática”.

Seria este homem, que se curou, o primeiro caso de Covid-19 na França? Especialistas esperam os resultados do novo estudo serem validados antes de se pronunciar, mas isto só confirmaria o que muitos cientistas suspeitavam.

“Provavelmente, o vírus circulava na França há mais tempo do que pensávamos”, sugeriu Olivier Bouchaud. “Mas ninguém escondeu nada”, afirma, assinalando que os médicos não costumam buscar o microorganismo responsável por uma patologia pulmonar.

(Texto: AFP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *