Pacientes sem auxílio no isolamento terão consequências

Apesar do crescente número de suspeitas e confirmações de coronavírus ser a maior parte de casos nos postos de saúde e hospitais do país, pacientes com problemas vasculares e outras doenças também dão entrada nas emergências dos hospitais diariamente.

Doenças como trombose, aneurisma da aorta, doença arterial obstrutiva periférica e pé diabético precisam de acompanhamento médico regular. E, ao menor dos sintomas de piora do quadro, o angiologista ou o cirurgião vascular que acompanha o caso deve ser procurado.

A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) preocupa-se com os pacientes que não seguem as recomendações de cuidados e acompanhamento das doenças vasculares no período de quarentena, e aconselha que o acompanhamento médico seja feito, ao menos, por telefone ou videoconferência.

O diretor de Publicações da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular Nacional, o cirurgião vascular Marcelo Calil Burihan destaca ainda que tem observado é que pacientes com comorbidades podem apresentar quadros mais complexos com a covid-19, como diabéticos, hipertensos, coronariopatas, cardiopatas, tem normalmente uma piora do quadro quando associado ao coronavírus.

“Tem se observado um aumento da trombose nos pacientes com covid-19, sejam elas tromboses venosas ou arteriais de membros superiores ou inferiores, parece haver um processo inflamatório mais acentuado nos pacientes com covid-19, propiciando uma maior trombose arterial e venosa,”

No entanto, é preciso frisar que não significa que pacientes com doenças cardiovasculares são mais propícios à covid-19.

“Em termos de contágio não. Mas as doenças cardiovasculares são um fator de risco para o desenvolvimento das formas mais graves da infecção pelo coronavírus. Normalmente são pacientes fragilizados, na maioria idosos e que tem um sistema imunitário já comprometido. Muitos são hipertensos, diabéticos e tem problemas renais. Essa somatória de problemas ajuda a piorar a resposta do organismo ao ataque pelo coronavírus”, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – Regional Minas Gerais, Mateus Alves Borges Cristino.

(Texto: Ana Beatriz Rodrigues com informações Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *