Estudo: países que aplicam BCG tem menos casos de Covid-19

Um levantamento liderado por pesquisadores americanos e ingleses revelou que países que não têm políticas de vacinação contra tuberculose tiveram dez vezes mais mortes por covid-19. O estudo foi publicado no medRxiv, um repositório que distribui manuscritos completos, mas não publicados, apenas em fase de preprint.

Os dados poderiam explicar o maior número de casos em países como Espanha, Itália e Estados Unidos, onde não é obrigatório tomar a vacina BCG.

Os cientistas analisaram a mortalidade pelo coronavírus entre 9 e 24 de março em 178 países e verificaram que a incidência da covid-19 foi de 38,4 casos por 1 milhão de pessoas em comparação com 358,4 casos em países que não tinham políticas de vacinação.

A taxa de mortalidade foi de 4,28 a cada um milhão de pessoas nos países com programas BCG em comparação com 40 a cada um milhão de pessoas nos países sem os programas de vacinação.

A Itália, por exemplo, que registrou mais de 13 mil mortes por covid-19, nunca teve uma campanha de vacinação contra a tuberculose. Já o Japão, com apenas 63 mortes, possui uma política universal de vacina BCG.

“Os países que iniciaram tardiamente a política universal do BCG (Irã, 1984) tiveram alta mortalidade, consistente com a ideia de que o BCG protege a população idosa vacinada”, escreveram os autores no artigo.

(Texto: Ana Beatriz Rodrigues com informações do portal UOL)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *