Instituto começa novos estudos com plasma sanguíneo para tratar covid-19

Esta semana, começa mais uma série de pesquisas com a utilização de plasma sanguíneo de pessoas que foram curadas do novo coronavírus (covid-19). Os tratamentos visam os pacientes que estão com o quadro avançado da doença. Os estudos serão realizados pelo Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio).

 O procedimento estudado consiste em colher essa parte do sangue que contém os anticorpos, de pessoas que se curaram da doença. Depois de colhido, o plasma é transferido para o corpo de pacientes que estão infectados com covid-19.

Esse tipo de terapia é a mesma que foi utilizada em epidemias como a de ebola e a de H1N1. Um estudo semelhante foi feito pelo Hemorio para tratar a dengue e bons resultados foram obtidos em laboratório. A ideia é criar mais uma alternativa para o combate ao novo coronavírus.

Segundo a Agência Brasil, pacientes que já se curaram da doença estão sendo convocados e serão avaliados como potenciais doadores de plasma. De acordo com o Hemorio, estudos com o chamado plasma convalescente têm sido feitos na França, no Canadá, em Israel, na Espanha e China.

(Texto: Karine Alencar)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *