Denúncias de violência contra mulher crescem 9% em uma semana

Diante o período de isolamento social determinado pelos governos estaduais, para conter o avanço do novo coronavírus, houve um aumento de 9% em denúncias de violência doméstica contra a mulher no país na comparação com a semana anterior, disse a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, na quinta-feira (2). Os dados são do Ligue 180.

Segundo a ONDH (Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos), do MMFDH (Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos), a média diária entre os dias 1 e 16 de março foi de 3.045 ligações recebidas e 829 denúncias registradas, contra 3.303 ligações recebidas e 978 denúncias registradas entre 17 e 25 do mesmo mês, um aumento percentual de 8,47%.

Damares Alves também anunciou, durante a coletiva, o lançamento de um aplicativo de smartphone para o recebimento de denúncias, tanto do Disque 180, quanto do Disque 100.

Batizado de Direitos Humanos BR, o aplicativo está disponível para os sistemas Android e IOS e apresenta um passo a passo completo para que o denunciante registre a reclamação de maneira prática e segura.

(Texto: João Fernandes com Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *