Trump oferece ajuda logística e médica ao Brasil

O agravamento da crise causada pela pandemia de coronavírus foi tratado, na quarta-feira (1), em conversa telefônica entre os presidentes Jair Bolsonaro e o americano Donald Trump. Segundo relatou o chanceler Ernesto Araújo, Trump  se colocou à disposição para cooperar com o Brasil no que for necessário, tanto na parte médica quanto na logística.

”Isso é algo que, dadas as capacidades dos Estados Unidos, certamente pode ser muito importante para o Brasil” disse Araújo, que acompanhou a conversa entre os dois mandatários.

O ministro das Relações Exteriores disse que Bolsonaro e Trump não conversaram especificamente sobre medidas de confinamento, ou de quarentena. Acrescentou que também não foi abordada a declaração dada pelo presidente dos EUA na última segunda-feira sobre a possibilidade de o governo americano banir voos do Brasil.

”Isso faz parte das restrições praticamente globais, que todos os países estão adotando. Mas os presidentes não entraram especificamente nisso” informou Ernesto Araújo.

De acordo com o chanceler de Bolsonaro, o que houve pela manhã foi uma conversa de presidentes de dois países que são parceiros próximos e queriam, antes de mais nada, “trocar encorajamento” nesse momento difícil, em que diversos países são atingidos pela pandemia.

”O telefonema foi basicamente para uma conversa de reconhecer o momento difícil e de trocar essa disponibilidade de cooperação” afirmou.

(Texto: O Globo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *