Estados apuram 390 mortes sem laudo com suspeita de covid-19

A morte de 390 pessoas estão sendo investigadas em seis Estados por suspeita do novo coronavírus (covid-19).  Os dados constam em boletins de saúde dos governos de São Paulo (201 casos em investigação), Rio de Janeiro (49), Rio Grande do Sul (89), Bahia (5), Minas Gerais (45) e Espírito Santo (1).

Os dados reforçam uma prática que, entre o fim da última semana e o início desta, se alastrou por todas as regiões do País: o enterro express, com caixão lacrado, sem que familiares tenham sequer uma previsão de quando vão saber a real causa da morte do ente. 

Com déficit de pessoal e equipamentos, os laboratórios de diversos Estados têm priorizado realizar os testes de pessoas vivas.Os dados reforçam uma prática que, entre o fim da última semana e o início desta, se alastrou por todas as regiões do País: o enterro express, com caixão lacrado, sem que familiares tenham sequer uma previsão de quando vão saber a real causa da morte do ente. Com déficit de pessoal e equipamentos, os laboratórios de diversos Estados têm priorizado realizar os testes de pessoas vivas.

Uma portaria conjunta do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) autorizou o sepultamento e a cremação de corpos antes mesmo da emissão das certidões de óbito por conta da pandemia do novo coronavírus. As novas determinações, publicadas na última terça-feira (31) também determinam que os registros de óbito mencionem a possibilidade de acometimento pela doença em casos de morte por doença respiratória suspeita.

(Texto: Jéssica Vitória com informações do Terra)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *