Veja 11 Fake News que estão circulando pelas redes sociais

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) está assustando o mundo inteiro. E com isso, está sendo acompanhada de muitas notícias falsas (Fake News), o que causa ainda mais espanto nas pessoas. Veja abaixo algumas das desinformações que circulam nas redes sociais.

Idosos que saírem de casa terão a aposentadoria cortada

Essa mensagem está circulando pelas redes sociais. O objetivo do falso comunicado serve para evitar que as pessoas com mais de 60 anos saiam de casa e conter a transmissão do coronavírus.

O comunicado não tem origem do Ministério da Saúde e os idosos não estão sendo multados caso saiam às ruas. Mas a recomendação expressa dos órgãos de saúde é para que todos evitem sair de casa, principalmente pessoas com mais de 60 anos e com doenças crônicas, considerados do grupo de risco.

Coronavírus veio dos inseticidas

Circula na internet uma imagem que mostra o rótulo de um inseticida, no qual se lê “human coronavírus”. As imagens são falsas. Ainda não há consenso na comunidade científica sobre a origem do novo coronavírus. No entanto, as formas de transmissão e contaminação, explica o Ministério da Saúde, são por meio do contato com secreções ou pelo ar.

Ao estourar plástico bolha, lembre-se que o ar vem da China

Essa mensagem diz respeito ao ar do plástico bolha que envolve produtos importados da China e que pode estar contaminado pelo Covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, não há qualquer evidência sugerindo a veracidade dessa informação.

Desinfetantes antibactericidas não têm eficácia contra o vírus

De acordo com a revista americana Newsweek, essa fake news começou a se espalhar no início de março, via Twitter, e não tem qualquer fundamento. Segundo o Centro de Controle de Doenças do país, é possível usar o item para higienizar as mãos quando não há água e sabão disponíveis.

Urina e estrume de vaca podem curar o novo coronavírus

A informação é falsa. Na Índia, uma política do partido governista Bharatiya Janata (o mesmo do primeiro—ministro Narendra Modi) disse à imprensa que as pessoas poderiam usar urina e estrume de vaca para curar o novo coronavírus. Vale lembrar que a vaca é considerada sagrada no país e que o uso da urina deste animal em situações terapêuticas é comum.

Ingestão de álcool ajuda a combater o vírus

No Irã, um dos países mais fechados do mundo e onde o consumo de bebidas alcóolicas é proibido, circulou o boato de que a ingestão de álcool poderia combater o vírus. Porém, a notícia também é falsa.

Vacina desenvolvida na Austrália está à venda na Suíça

A Itália é um dos países mais afetados pela pandemia do Covid-19. Por lá, as fake news também existem. Um dos boatos mais populares diz respeito à uma vacina, que teria sido desenvolvida na Austrália, e que poderia ser usada no combate ao vírus. Essa mentira circulou especialmente em Veneza, em um folheto distribuído nas ruas da cidade.

Cocaína protege contra o coronavírus

O governo francês precisou fazer um post em suas contas oficiais nas redes sociais para desmentir a história. “Não, a cocaína não te protege contra a COVID-19. É uma droga viciante, que causa efeitos colaterais sérios e é prejudicial à saúde das pessoas”, dizia a mensagem oficial.

Prender a respiração por dez segundos indica se a pessoa tem o vírus

No Brasil, a desinformação também está circulando com força total. Um dos boatos fala sobre uma espécie de teste caseiro, que revelaria se a pessoa foi contaminada pela doença: respirar fundo, prender a respiração por mais de 10 segundos. Se conseguir fazer isso sem tossir, você não está infectado.

Vacina contra o coronavírus foi descoberta

A grande dificuldade dos cientistas em encontrar uma vacina contra a doença está no fato de que o vírus está em constante mutação. No entanto, tentativas continuam sendo feitas e ainda não foi descoberta nenhuma vacina.

Água quente é capaz de matar o vírus

Uma mensagem que está sendo amplamente compartilhada nas redes sociais traz uma orientação supostamente dada por um profissional da saúde sobre beber água quente para matar o coronavírus. O Ministério da Saúde lembra que a temperatura do corpo é de ao menos 36ºC, portanto, ingerir líquidos entre 26º e 27º não faria qualquer diferença. No entanto, que não há medicamento, substância, vitamina ou alimento específico capaz de evitar o contágio.

(Texto: Izabela Cavalcanti com informações do site Exame)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *