Olimpíada de Tóquio tem nova data: 23 de julho de 2021

O governo do Japão e o COI (Comitê Olímpico Internacional) definiram nesta segunda-feira (30) que a Olimpíada de Tóquio ocorrerá entre os dias 23 de julho e 8 de agosto de 2021, segundo o jornal japonês “Nikkei Asian Review”. Os jogos foram adiados devido à pandemia do novo coronavírus. Inicialmente, as competições começariam no dia 24 de julho deste ano e terminaram em 9 de agosto.

Presidente do Comitê Tóquio 2020, Yoshiro Mori disse ter recebido uma ligação do Comitê Olímpico Internacional após uma primeira coletiva, pedindo para que a nova data fosse confirmada. Pouco antes, Toshiro Muto, diretor-executivo do Comitê Organizador, havia negado que a nova data já estava definida.

Esta foi a primeira vez na história moderna que os Jogos Olímpicos foram adiados. Ao anunciar a decisão, o COI afirmou que concordava com o pedido do Japão para realizar o evento em outra data, mas estabelecia como limite máximo o verão de 2021 no hemisfério norte.

O atraso deve afetar a economia japonesa, já abalada pela crise provocada pelo novo coronavírus. O governo gastou US$ 12,6 bilhões para sediar o evento, que, apesar da nova data, manterá o nome Tóquio 2020.

(Texto: Valor Investe)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *