Bolsonaro diz que zerou imposto de remédios usados contra covid-19

Nesta quinta-feira 26, o presidente Jair Bolsonaro informou que governo zerou o imposto de importação sobre a cloroquina e a azitromicina, medicamentos usados pelos hospitais em pacientes em estado avançado por conta da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

“Com o objetivo de facilitar o combate ao coronavírus, zeramos o Imposto de Importação da cloroquina e da azitromicina, para uso exclusivo de hospitais em pacientes em estado crítico. Essa redução também se estende a outros produtos e vai fazer toda a diferença em nossa luta!”, escreveu o presidente nas redes sociais.

A cloroquina é usada no tratamento da malária e a azitromicina é um antibiótico já indicado para tratamento de infecções, inclusive nos pulmões, órgão afetado pela covid-19. Há estudos indicando melhoras de pacientes com o uso da cloroquina. A droga é alvo de mais de 20 pesquisas ao redor do mundo, que têm indicado eficácia no combate ao coronavírus. No entanto, o fato é que o uso da substância contra a covid-19 ainda não é seguro.

O presidente também informou que o governo suspendeu temporariamente os direitos antidumping para importações de seringa e tubos para coleta de sangue. O dumping ocorre quando uma companhia exporta um produto por um preço abaixo daquele praticado no mercado de origem.

(Texto: Karine Alencar com informações do Uol)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *