Guedes projeta retorno gradual da quarentena em abril

Projeções da equipe econômica do Brasil indicam um encerramento gradual da quarentena contra o coronavírus (Covid-19) a partir do dia 7 de abril. A estimativa foi confirmada por fontes que trabalham na elaboração dos cenários.

Até o momento, as medidas anunciadas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, garantem alívio para empresas e mais acesso a crédito pelo período de três a quatro meses. Segundo técnicos, as ações já foram elaboradas considerando um relaxamento gradual do isolamento.

Em pronunciamento em rede nacional na noite da última terça-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro sugeriu que fossem suspensas as medidas de contenção, como suspensão de aulas e fechamento de comércio.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, já havia sugerido que, em algum momento, medidas de relaxamento da quarentena deveriam ser tomadas.

Guedes também já havia sugerido que seria preciso encontrar um meio termo entre as medidas de isolamento e a retomada da atividade econômica. Ao anunciar as primeiras medidas de combate aos efeitos econômicas da pandemia, o ministro afirmou que se todos ficassem em casa, a economia entraria em colapso. No entanto, frisou que seguiria recomendações do Ministério da Saúde.

(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da Agência O Globo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *