Coronavírus: Governo define medidas na assistência social

A portaria do Ministério da Cidadania publicou nesta quarta-feira (25), no Diário Oficial da União, medidas no âmbito da rede de assistência social pública e privada para enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente do novo coronavírus.

As equipes deverão flexibilizar as atividades presenciais dos usuários nos centros de assistência social e priorizar os atendimentos graves ou urgentes. Também deverão ser suspensas todas as atividades coletivas.

A portaria também recomenda observar os cuidados de prevenção da transmissão, em especial nos serviços voltados para pessoas em situação de rua, com deficiência, idosos e nos serviços de acolhimento. Além disso, deverá ser feito o acompanhamento remoto dos usuários.

Prefeitura de Campo Grande monta ação para atender migrantes e moradores em situação de rua

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), montou um plano de ação com a proposta de atender a população em situação de rua, migrantes e estrangeiros. Nesta quarta-feira (25), o  prefeito Marquinhos Trad falou que a preocupação do município de Campo Grande vai  além daqueles que tem a moradia, mas também  é com que vive em situação de rua e pode adoecer, bem como transmitir o Covid – 19.

A Prefeitura vai possibilitar acesso à rede de serviços por meio do isolamento social, oferecer transporte até os locais de acolhimento e proporcionar alimentação, banho, higienização, entre outras necessidades, de forma a garantir que os direitos dessas pessoas não sejam violados.

Serão 4 locais de Acolhimento Institucional na Capital

  • CETREMI – Centro de Triagem do Migrante e População em Situação de Rua (Endereço: Rua Jornalista Marcos Fernandes, S/Nº Jardim Veraneio / Parque dos Poderes) → vai atender os casos mais graves e pessoas adictas;
  • Escola Municipal Pe. Tomaz Ghirardelli (Endereço: Rua Lucia dos Santos nº 578 – Bairro Dom Antônio Barbosa) → Vai atender migrante e imigrante (homens mulheres e famílias);
  • Centro Dia – exclusivo para idosos.
  • Escola Municipal Doutor Plínio Barbosa Martins (Endereço: Rua São Pio de Pietrelcina, 430 – Jardim das Macaúbas) → Vai atender população em situação de rua de Campo Grande;

Nos locais haverá alimentação, equipe técnica de plantão de 12/36h, coordenado, educadores sociais e merendeiras. Serão ofertadas 4 refeições por dia, há 4 banheiros feminino e 4 masculino (nas duas escolas). No Cetremi tem 8 banheiros e no Centro Dia 2 banheiros.

(Texto: João Fernandes com Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *