Google registra explosão de buscas por seguro-desemprego

Na esteira da publicação da MP (medida provisória) que flexibiliza as regras trabalhistas e das restrições ao funcionamento do comércio e serviços em meio à crise do coronavírus, explodiram as buscas no Google pelos termos desemprego e seguro-desemprego nos últimos dias.

O levantamento, feito pela empresa a pedido da reportagem, mostra que o interesse pelo assunto cresce desde a sexta (13). Para medir a intensidade das pesquisas, os dados foram organizados em uma escala de 0 a 100, em que 100 representa o interesse máximo de busca. O Google não divulga os números absolutos de pesquisas feitas.

Na segunda-feira (23), o índice registrou 100 para os dois termos, ponto mais alto considerando os últimos 12 meses. Para efeito de comparação, a média desde março de 2019, descontada a última semana, era 45 para a palavra desemprego e 55 para seguro-desemprego.

As buscas no Google se intensificaram ao passo que prefeitos e governadores anunciaram o fechamento do comércio e de serviços não essenciais, como academias, shoppings e bares. As proibições visam conter o avanço da epidemia no país.

Na noite de domingo (22), o presidente Jair Bolsonaro publicou medida provisória que, dentre outros pontos, autorizava a suspensão do contrato de trabalho por até quatro meses. No período, o empregado deixaria de trabalhar e não receberia salário.

A empresa seria obrigada a oferecer curso de qualificação online ao trabalhador e a manter benefícios, como plano de saúde. O governo deve enviar outra MP, anunciada na semana passada, que permite o corte de jornadas e salários em até 50% durante a crise.

(Texto: João Fernandes com Folhapress)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *