Vereadores ajudam na distribuição de vacinas contra gripe

Os vereadores de Campo Grande, parceiros da Secretaria Municipal de Saúde na campanha de vacinação contra a Influenza iniciada nesta terça-feira (24), disponibiliza veículos, com motorista e combustível, para levar as doses até os postos e farmácias e para conduzir os profissionais de saúde às casas de idosos acamados ou com dificuldades de locomoção e pacientes renais crônicos. O objetivo é agilizar a imunização e participar ativamente das ações na área da saúde.

O vereador Prof. João Rocha, presidente da Casa de Leis, ressaltou que a Câmara tem participado de “forma bastante objetiva deste momento de solidariedade e ajuda mútua”, participando de reuniões na Secretaria e ajudando de forma estratégica nas medidas para evitar a disseminação do coronavírus. Inclusive, a vacinação contra a gripe, que foi antecipada pelo Ministério da Saúde, integra este conjunto de esforços.

O vereador Eduardo Romero, 2º vice-presidente da Câmara Municipal, afirmou que a Câmara iniciou hoje o auxílio na logística de distribuição das doses de vacina contra a gripe para farmácias e postos de saúde. “A Câmara e os gabinetes têm disponibilizado veículos com motorista e combustível para auxiliar na campanha, levando a vacina para os quase três mil idosos acamados e para os pacientes renais crônicos. O papel da Câmara neste momento é acelerar a mobilidade para que a vacinação ocorra de forma mais rápida”, afirmou.

A Câmara tem contribuído em várias definições. “Estamos lado a lado com a Secretaria de Saúde, compondo o gabinete gestor da crise do Covid-19, participando das decisões estratégicas. Uma das solicitações foi para este quantitativo de veículos, que vai ampliar a distribuição das doses vacinação contra a gripe em casa, para aqueles que necessitam, como os acamados”, disse o vereador Dr Livio, presidente da Comissão Permanente de Saúde da Casa de Leis.

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Pinto de Castro Filho, agradeceu a participação dos vereadores, que têm acompanhando diariamente a situação. “Estamos muito confiantes de que sairemos da situação, com estrutura de saúde e também como melhores pessoas”, disse.

Na segunda-feira (23), o vereador Dr Livio participou de videoconferência com o setor hoteleiro para discutir a possibilidade de leitos serem disponibilizados para idosos ou profissionais da saúde, repassando todas as orientações acerca de cuidados tomados, procedimentos e orientações para a saúde dos funcionários dos estabelecimentos também seja preservada.

Campanha

Conforme divulgado pela Prefeitura de Campo Grande, a campanha contra a gripe irá acontecer de forma descentralizada para evitar aglomerações e, desta forma, evitar risco de contágio pelo Covid-19.

Serão disponibilizadas tendas em 10 unidades básicas de saúde e de saúde da família, além do apoio de mais 45 farmácias, onde serão aplicadas as doses. Nessa primeira etapa da campanha, serão imunizados exclusivamente idosos e profissionais da área da saúde. Confira os locais onde ocorrerão as vacinas.

(Texto: João Fernandes com CMCG)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *