CRAS realiza procedimento inédito de implante de bico em arara-canindé

Veterinários do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) realizaram um procedimento cirúrgico inédito, no último fim de semana. Em Campo Grande, eles realizaram o primeiro implante de bico em uma arara-canindé adulta. A ave foi encontrada na região urbana da Capital com ferimento grave e foi resgatada pela Polícia Militar Ambiental (PMA).

Conforme informações do veterinário Lucas Cazati, que coordenou a equipe de cirurgia, o animal é uma possível vítima de atropelamento e foi encaminhado ao CRAS no dia 28 de fevereiro. “Ela chegou com muito sangramento e desde a sua entrada no CRAS, até a cirurgia, o trabalho se concentrou em tirá-la da situação de risco. Realizamos todo um procedimento terapêutico, submetemos a exames de raios-x e ultrassom, o que nos permitiu um diagnóstico favorável à cirurgia”, explicou.

Além disso, foi realizado um enxerto heterólogo, que consiste no transplante de um indivíduo de uma espécie para outra. “Nós já havíamos realizado pequenas cirurgias de reparo em casco de jaboti, mas o procedimento na arara foi mais complexo. Utilizamos um bico de animal já falecido, que foi recortado, ajustado com resina de dentista e fixado com parafusos ortopédicos, de forma que a arara fique bem e consiga se alimentar”, acrescentou Cazati.

O procedimento cirúrgico durou 1h30, até a colocação, e envolveu uma equipe multidisciplinar do CRAS. A arara segue em tratamento e acompanhamento dos veterinários. No processo de adaptação, será alimentada com alimentos mais macios, como o mamão e outras frutas.

A realização do procedimento incentivou a criação de “banco de bicos” para atender aves que são vítimas desse tipo de ferimento, mutilação ou avaria no bico. “Aqui no CRAS, nós recebemos muitas aves com o bico quebrado. Queremos agora dar início a um banco de bicos. Também vamos compartilhar essa experiência com a comunidade científica, por meio de artigo científico”, finalizou.

(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *