Frente Parlamentar de MS debate hoje sobre violência contra a mulher

Uma mulher é assassinada a cada 12 dias em Mato Grosso do Sul. Essa média dimensiona a gravidade da violência de gênero no Estado, assunto que será debatido nesta quarta-feira (4) durante reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, coordenada pelo deputado Marçal Filho (PSDB).

O evento, que integra as ações relativas ao Dia Internacional da Mulher, será realizado a partir das 15h no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).

Durante o ano passado, foram registrados 30 casos de feminicídio no Estado, conforme dados da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, órgão vinculado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). Esse número equivale a uma morte a cada 12 dias. Também ocorreram 66 tentativas de feminicídio em 2019, ainda de acordo com a Coordenadoria.

“Os números são alarmantes e precisamos ampliar o acesso de informação sobre a importância que a mulher que é vítima de violência doméstica e familiar não se cale”, afirmou o deputado Marçal Filho, enfatizando a necessidade de denúncias. “Por vezes, começa pela violência moral, desde xingamentos e humilhações, evolui para a violência psicológica, através de ameaças, chegando até os casos de lesão e mortes. Então, é fundamental denunciar e a Frente Parlamentar quer ajudar neste sentido”, acrescentou.

Criada no ano passado, a Frente Parlamentar em Defesa da Mulher contribui para o avanço da pauta referente ao enfrentamento da violência de gênero. Entre os resultados das discussões realizadas pelos integrantes do grupo, estão sanções de leis, como a que estabelece prioridade de matrícula para os filhos de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

(Texto: João Fernandes com ALEMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *