Colheita de soja no Brasil atinge 40% da área cultivada

A colheita da safra de soja 2019/20 alcançou, na última quinta-feira (27), 40% da área cultivada no Brasil. O número representa um atraso de 12 pontos percentuais comparado ao mesmo período do ano passado que alcançou 52% da área. Apesar disso, o número supera ligeiramente a média de cinco anos.

De acordo com a consultoria da AgRural, Mato Grosso é o líder nos trabalhos de campo com 83% das lavouras já retiradas. Nos demais Estados produtores, a colheita continua em ritmo forte mesmo com o atraso registrado em fevereiro devido ao plantio tardio da safra e o excesso de chuva em algumas regiões.

“Essas chuvas atrapalham a colheita em algumas áreas, mas favorecem a produtividade das lavouras semeadas mais tarde, com destaque para o Matopiba”, informa a AgRural em comunicado divulgado nesta segunda-feira (02).

Rio Grande do Sul

Ainda conforme a Ag Brasil, o Rio Grande do Sul registrou quebra na produção por estiagem severa no início do ano, além das chuvas esparsas que ocorreram na última semana.

“Elas (chuvas esparsas) não foram suficientes para reverter as perdas de produtividade causadas pelo tempo quente e seco que predominou ao longo do mês”, alerta a consultoria.

A AgRural informou também que vai cortar pela terceira vez consecutiva a sua estimativa de produção do Estado no relatório de março.

A consultoria estima que a produção de soja do País na safra 2019/20 deve atingir recorde de 125,6 milhões de toneladas. A projeção será atualizada na primeira quinzena de março.

(Texto: Jéssica Vitória com informações da Istoé)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *