Veja alguma dicas sobre uso seguro de energia durante o carnaval

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), juntamente com as agências estaduais conveniadas, como a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan), oferece dicas para o uso de energia elétrica com segurança durante a folia.

A campanha utiliza as redes sociais para disseminar, em vídeos divertidos, orientações para evitar acidentes e garantir o bem-estar na hora de festejar ou de organizar eventos carnavalescos. Já que para muitas pessoas, o carnaval é a melhor época do ano e o momento ideal para curtir dias de muita diversão

Confira as dicas

Fique atento ao uso de fantasias com hastes, sombrinhas e bastões de selfie para não encostar por engano em fios energizados. É indispensável respeitar as distâncias da rede elétrica. Nunca saia descalço para a folia. Abuse de calçados com solado emborrachado. Além de confortáveis, são isolantes. Serpentinas metálicas são extremamente perigosas e devem ser evitadas.
Água e energia elétrica não combinam. Se estiver com o corpo molhado não mexa em nada com energia. Tenha cuidado redobrado com tomadas e equipamentos elétricos. Nunca suba em postes, marquises ou árvores, nem tente afastar os fios. Um choque elétrico pode ser fatal.

Caso planeje acessar a energia da rede pública para energizar a festa, fale com a distribuidora e solicite o fornecimento provisório de energia elétrica. Principalmente: contrate um profissional qualificado para efetuar todo o projeto elétrico do evento. É obrigatório que as instalações estejam adequadas e seguras, com aterramento de estruturas metálicas, isolamento de cabos e fios e que respeite as distâncias de segurança mínima.

Se o evento inclui palcos, carros alegóricos, trios elétricos e outras estruturas, verifique se estão bem afastados da rede elétrica.
Organizadores de desfiles e trios elétricos devem analisar o trajeto a ser percorrido e manter os veículos na altura permitida por lei, já contando com as pessoas em cima dele.

(Texto: Karine Alencar com informações da Assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *