Exame de endoscopia auxilia na saúde de cães e gatos

Muita gente detesta fazer exame de endoscopia, mas ele é muito importante para o diagnóstico de doenças do trato digestivo e você sabia que os animais também devem passar por esse tipo de análise? Está cada vez mais comum esse procedimento em clínicas veterinárias. É que os pets que gostam de comer tudo podem desenvolver as mesmas doenças que nós humanos.

Aqui em Campo Grande, a clínica Ponto Animal oferece serviço terceirizado e especializado em exames endoscópicos, a médica veterinária responsável pelo procedimento é a doutora Teresa Cristina Ferraz Gomes. Os atendimentos começaram a há cinco anos e veio com a necessidade de atender os animais que costumam comer bolinha, coleiras, meias, entre outros corpos estranhos.

“Tem muito cachorro que come muito corpo estranho e eles tinham que passar por um procedimento cirúrgico, sendo que pela endoscopia nós conseguimos fazer a remoção sem a necessidade da cirurgia, então não tem pós-operatório, não gasto com medicamento, o animal não precisa ficar internado na clínica, não precisa fazer uma dieta diferenciada”, explica a médica veterinária.

O procedimento é bastante simples e pouco invasivo, o risco é menor, oferecendo conforto para o animal, é o que explica a especialista. “Diminui o custo para o proprietário, é um procedimento bem menos invasivo e nós conseguimos dar uma qualidade melhor para esse animal, porque o rico do procedimento acaba sendo menor por conta do tempo de exposição a anestesia”, esclarece.

A médica veterinária explica que antes do procedimento o animal precisa passar por uma consulta em um clínico geral, para saber a necessidade de se fazer, ou não o exame endoscópico. “Qualquer sintoma anormal que o animal está apresentando, como por exemplo, falta de apetite, perda de peso, vomito, já dá para fazer a endoscopia para ter toda essa visualização da mucosa gástrica, nós avaliamos coloração, aspecto. A partir disso coletamos material, mandamos para laboratório, pra dai nós sabermos o que vai vir. Nós conseguimos diagnosticar também alergia alimentar e vários outros problemas”, expõe.

A endoscopia é muito importante para a saúde do animal, é através dela que médico veterinário consegue descobrir e explicar para o tutor o problema do pet. “Cem por cento dos animais que nós já fizemos a endoscopia para diagnostico, nós conseguimos fechar uma causa, faz o tratamento e apresenta a melhora clínica do animal”, orienta.

(Texto: Da redação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *