Petroleiros contrariam TST e dizem que irão recorrer

No 18º dia de paralisação, os petroleiros decidiram manter a greve e publicaram nesta terça-feira (18) que vão recorrer da decisão do TST (Tribunal Superior do Trabalho), que declarou ilegal a greve da categoria, determinando o retorno imediato ao trabalho.

Segundo nota publicada hoje no site da FUP (Federação Única dos Petroleiros), a orientação é que os trabalhadores sigam as recomendações dos sindicatos em relação “às tentativas de intimidação e assédio dos gestores da Petrobras”. Segundo a FUP, atualmente a greve tem apoio de 21 mil trabalhadores em mais de 120 unidades do sistema Petrobras.

Em nota, a FUP e os 13 sindicatos filiados informaram que continuam em greve por ser “um direito garantido a todos os brasileiros pela Constituição de 1988, dentre eles os petroleiros”. Segundo a FUP, a decisão do TST foi “monocrática” e, por isso, a federação vai recorrer da decisão.

Em sua decisão, divulgada na segunda-feira (17), o juiz do TST autorizou a Petrobras a tomar “as medidas administrativas cabíveis para cumprimento da presente determinação, a partir do reconhecimento da abusividade da greve e da ilegalidade praticada por aqueles que nela permanecerem, inclusive com a convocação dos empregados que não atenderem ao comando judicial, com a aplicação de eventuais sanções disciplinares.”

(Texto: Agência O Globo com João Fernandes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *