Brasil se torna o maior mercado da marca Heineken

O Brasil se tornou o país com o maior mercado da cervejaria Heineken no mundo em 2020. Apesar disso, a cervejaria ainda fica atrás na Ambev no país.

Em 2019, a Heineken teve seu volume mundial de cerveja aumentado em 4,1% no quarto trimestre, puxado principalmente por Vietnã, Camboja e Brasil.

“Um final de ano forte”, disse Trevor Sterling, analista de bebidas da Bernstein Securities, destacando um crescimento de dois dígitos nesses três países.

O lucro operacional ajustado de 2019 da empresa — antes de itens extraordinários — foi de 4,02 bilhões de euros (4,39 bilhões de dólares), um aumento de 3,9% e exatamente em linha com o consenso do mercado.

Em termos regionais, os números de lucro também foram semelhantes às expectativas, com um leve desempenho superior na África, Oriente Médio e Leste Europeu e nas Américas, contra um leve desempenho inferior na Ásia-Pacífico e na Europa.

“Estimamos que o Brasil responde por aproximadamente 15% do volume global para a Heineken, mas apenas 4% a 5% dos lucros”, diz Sterling.

Embora o ganho de mercado no Brasil, a cervejaria mantém uma disputa acirrada com sua principal concorrente, a AB Inbev. “O maior desafio na competição com a AB Inbev, em países individuais é a Nigéria. Mas Heineken e AB Inbev competem em pé de igualdade no México, África do Sul, Estados Unidos, Reino Unido, França, etc”, diz o analista.

A estimativa média dos analistas é de crescimento de lucro de 6% neste ano de 2020, de acordo com um consenso compilado pela empresa. O vice-presidente de Finanças, Laurence Debroux, se recusou a colocar um intervalo numérico na previsão da Heineken.

As projeções são as mesmas da Heineken há um ano. No entanto, a empresa atenuou em outubro as expectativas relacionadas ao lucro, dizendo que o lucro operacional aumentaria apenas 4%.

A empresa prevê que os custos mais baixos de cevada e alumínio realmente ajudarão a aumentar os lucros em 2020, quando seu presidente-executivo deixará o cargo.

A empresa também disse que as receitas devem subir este ano com volumes mais altos, preços e consumidores mudando para cervejas mais caras.

Juntamente com um aumento mais moderado nos custos de insumos, a empresa deve registrar um aumento percentual de um dígito médio no lucro operacional em 2020, estimou, acrescentando ser muito cedo para avaliar o impacto do surto de coronavírus em seus negócios.

(Texto: Jéssica Vitória com informações da Exame)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *