Setor de Orgânicos faturou em torno de R$ 4,5 bi em 2019

Com um crescimento estimado em até 15% o setor de orgânicos faturou somente no ano passado um montante de R$ 4,5 bi no país, foi o que apontou a Organis (Entidade Setorial dos Orgânicos). Além disso, o relatório revelou ainda que o número de exportações girou em torno U$ 190 milhões, com base nos resultados apontados pelas (26 empresas associadas), que obtiveram por sua vez, um crescimento aproximado de 5%.

Para o diretor da Organis, Clauber Cobi Cruz, o crescimento foi registrado por todas as partes da cadeia e ressaltou que boa parte dessa conquista foi provocada pela maior divulgação dos produtos brasileiros nas férias internacionais do setor. “Nossa estimativa tem base no aumento de toda cadeia. A principal feira do setor de orgânicos, a BioBrazil, cresceu 33% em número de expositores. Tivemos muitos brasileiros visitando as principais feiras internacionais do setor ”mais do que em outros anos” na busca por ideias e conceitos com potencial para ser trabalhados por aqui. Rompemos a barreira das 20 mil unidades produtivas e o varejo entendeu a importância do orgânico no portfólio dos saudáveis”, explicou.

Contudo, Cruz afirma que os resultados poderiam ter sido ainda maiores, chegando inclusive a dobrar o volume de exportações, mas a econômica foi um dos fatores que prejudicaram a esse resultado. “Se as condições econômicas tivessem sido favoráveis e se o consumidor já houvesse consolidado seu entendimento sobre o que é um produto orgânico”, destacou.

De olho no futuro

Quando se trata sobre as expectativas para o ano de 2020, o mercado se mostra positivo e confiante, com projeção de até 10% de alta, motivado principalmente pela maior demanda e principalmente, devido a que a produção orgânica se consolidará coo uma forte ferramenta para as questões relativas ao meio ambiente. ”A tendência para 2020 é positiva: o mercado brasileiro de orgânicos deverá crescer no mínimo 10%. Um número conservador, é verdade, mas muito factível, neste ano aumentará a demanda por produtos orgânicos plant based (baseada em legumes e vegetais), os responsáveis pela merenda escolar também se voltarão para os produtos orgânicos, a oferta de frutas orgânicas e de produtos orgânicos oriundos da cadeia animal, como frango, leite e derivados, continuará crescendo. Além disso, a tendência é que os orgânicos ocupem mais espaço nas feiras. Assim como será uma solução das questões ambientais”, finalizou.

(Texto: Michelly Perez com Organis)

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