China deixam de cumprir contratos devido a coronavírus

Empresas chinesas começam a deixar de cumprir contratos de compra por causa da propagação do coronavírus e agravam o caos no comércio global de commodities. Um cliente chinês de gás natural liquefeito (GNL) e um importador de cobre declararam força maior, o que significa que estão suspendendo acordos, já que o vírus restringe a capacidade de receber entregas. Os cancelamentos estão entre os primeiros casos conhecidos da cláusula usada em contratos de commodities devido à epidemia.

“Tudo o que tínhamos medo, como guerras comerciais ou crescimento global, não se compara”, disse Jan Stuart, economista global de energia da Cornerstone Macro. “Este vírus é um risco totalmente diferente, especialmente em commodities, onde o papel da China domina.”

A China é o maior consumidor mundial da maioria de matérias-primas, como produtos de energia e metais industriais e o cancelamento das compras impacta cadeias de fornecimento globais. No momento em que os mercados globais se recuperam dos temores iniciais sobre o impacto do vírus, as consequências no comércio de commodities só pioram, já que Pequim mantém áreas do país bloqueadas e restringe as viagens.

Em um passo sem precedentes, a China National Offshore Oil, maior importadora de GNL do país, declarou força maior e disse a alguns fornecedores que não aceitaria entregas de cargas por causa de restrições causadas pelo coronavírus. A gigante francesa de petróleo e gás Total rejeitou a declaração.

Horas depois, a processadora de cobre chinesa Guangxi Nanguo também havia declarado a mesma cláusula, recusando entregas de mercadorias. Enquanto isso, clientes de cobre têm pedido que mineradoras chilenas adiem embarques por causa de paralisações nos portos, enquanto a maior refinaria de petróleo da China, a Sinopec, planeja pedir à Arábia Saudita uma redução da oferta de petróleo no próximo mês. Carregamentos de soja do Brasil e dos EUA estão sendo segurados no leste da China, enquanto embarques de óleo de palma da Indonésia também estão sendo adiados.

(Texto: Lyanny Yrigoyen com InfoMnoey)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *