Polícia Federal deflagra Operação Gaveteiro

A Polícia Federal faz, na manhã desta quinta-feira (6), a Operação Gaveteiro para apurar desvio de valores do então Ministério do Trabalho por meio da contratação de uma empresa de TI (Tecnologia da Informação) em Brasília e outros cinco estados.

O atual presidente da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Ronaldo Nogueira, e Pablo Tatim, ex-assessor do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, são alvo da PF. Ronaldo Nogueira foi ministro do Trabalho durante o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB).

O objeto da contratação, segundo a PF, foi a aquisição de solução de tecnologia e licenças, voltadas a gerir sistemas informatizados do Ministério do Trabalho e detectar fraudes na concessão de seguro-desemprego.

Policiais federais cumprem dois mandados de prisão preventiva e 41 de busca e apreensão. Os endereços estão no Distrito Federal, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Os envolvidos responderão pelos crimes de peculato, organização criminosa, fraude à licitação, falsificação de documento particular e corrupção ativa e passiva. As penas, se somadas, podem chegar a 40 anos de prisão.

(Texto: Metrópoles com João Fernandes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *