Operação contra fraudes na merenda apreende dólares e euros

Nesta quinta-feira (6) em Ponta Porã e Amambai, a Polícia Federal (PF) apreendeu durante a Operação Tembi’u, que investiga suspeitas de fraudes em processos licitatórios na aquisição de merenda escolar, cédulas de real, dólar e euro, além de vários objetos, que foram encaminhados à delegacia da PF em Ponta Porã. A polícia ainda não divulgou o valor apreendido na ação.

Ao todo são cumpridos 28 mandados de busca e apreensão nas duas cidades, com o objetivo de encontrar provas de possíveis fraudes em processos licitatórios para a aplicação de recursos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Os processos investigados são referentes aos anos de 2016 e 2017 na Prefeitura de Ponta Porã e 2017 e 2018 na Prefeitura de Amambai.

Entenda

As investigações começaram a partir de uma denúncia sobre um grupo de empresas que participava de licitações para fornecimento de papel a órgãos públicos, porém,  realizavam entregas de produtos irregularmente importados do Paraguai.

Em verificação, a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União, identificaram a participação do grupo denunciado em procedimentos licitatórios, que estavam sob suspeita de fraude no fornecimento da merenda escolar com sobrepreço às duas prefeituras.

Tembi`u

A operação foi batizada Tembi`u, pois significa “comida” no idioma guarani, uma vez que a investigação diz respeito ao fornecimento de alimentos em cidades da região de fronteira.

(Texto: Julisandy Ferreira com informações do Dourados News)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *