Programa atua pela elevação de indicadores da Pecuária de MS

Com a proposta de promover recuperação, e conservação ambiental produtiva, a partir do manejo sustentável com a adoção de práticas de agricultura de baixa emissão de carbono, o novo programa com a metodologia da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), atende a bovinocultura de corte com foco manejo, conservação e recuperação ambiental produtiva.

O coordenador técnico, Fabiano Pessatti, explica como funcionará o projeto. “A equipe técnica dará orientações quanto ao uso das práticas de agricultura sustentável, incluindo a Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF) e recuperação de pastagens degradadas, promovendo o planejamento do uso da terra, conciliando produção agrícola com conservação da biodiversidade” afirma.

A estimativa é que na primeira turma do programa, com início previso para fevereiro, estejam pelo menos 200 produtores. A novidade está no Indicador de Sustentabilidade Ambiental (ISA), instrumento que leva em consideração fatores econômicos, sociais, de gestão, capacidade produtiva do solo, qualidade da água, manejo dos sistemas de produção, ecologia, entre outros, em uma escala de 0,0 a 1,0.

É importante destacar que a iniciativa contemplará uma área específica da Bacia Hidrográfica Ottocodificada (BHO), nível quatro, no Rio Anhanduí e Rio Pardo, que inclui os municípios de Campo Grande, Camapuã, Jaraguari, Bandeirantes, Sidrolândia, Terenos, Rochedo, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Anaurilândia, Bataguassu, Santa Rita do Pardo, Brasilândia e Ribas do Rio Pardo.

O programa é gratuito e os interessados que possuem propriedade nesta área, devem ter Cadastro Ambiental Rural (Car) ativo. Cumprido este requisito, basta procurar o sindicato rural do município, para solicitar mais informações do programa.

(Texto: Julisandy Ferreira com assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *