OMS admite erro e diz que coronavírus tem alto risco

Nesta segunda-feira (27) a Organização Mundial da Saúde declarou que o risco global de contaminação pelo coronavírus 2019-nCoV é “alto”, admitindo um erro na avaliação anterior, na qual relatou que o risco era “moderado”. Em seu último relatório, a organização revelou que sua “avaliação de risco não mudou desde a última atualização em 22 de janeiro, com índice muito alto na China, alto no nível regional e em todo o mundo”.

Segundo a porta-voz do órgão das Nações Unidas, Fadela Chaib, nos dias anteriores foi dito “incorretamente” que o risco era “moderado”. “A situação tem mudado constantemente e o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, está na China hoje para verificar o local.

Ao retornar,  Tedros Adhanom, convocará novamente o Comitê para o gerenciamento da emergência, que avaliará se é apropriado declarar ou não o estado de emergência internacional”, explicou Ranieri Guerra, vice-diretor geral da OMS.

Na última quinta-feira (23), a OMS chegou a considerar “muito cedo para falar de uma emergência de saúde pública de alcance internacional”. Desde então, o número de mortos pelo vírus na China subiu para 82 e a quantidade de pacientes infectados chegou a 2,7 mil, de acordo com balanço atualizado hoje pela Comissão Nacional de Saúde do país asiático. Das 82 mortes registradas, 76 aconteceram na província de Hubei, onde fica a cidade de Wuhan, e uma foi confirmada em Pequim.

(Texto: Julisandy Ferreira com informações da Isto É)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *