Benefícios da castração para machos e fêmeas

Voltando a ser citada na Capital, a notícia –que vem no tocante a todos os donos de pet em Campo Grande –de que o serviço de castração local deverá ser ampliado (e estendido a cães) por meio de uma unidade itinerante nomeada ““Castramóvel””.

Segundo informações dos poderes responsáveis, o serviço foi orçado em quase 200 mil reais e será adquirido pela administração municipal, contando ainda com apoio financeiro por emenda parlamentar, no valor de R$ 100 mil.

Sendo um processo cirúrgico simples, durando em média 1 hora e feito com anestesia geral, até mesmo a recuperação tende a ser rápida e sem demais preocupações.

Baseado em informações do Núcleo de Castração São Francisco de Assis, – retiradas do blog da ONG local, Abrigo dos Bichos–, confira cinco benefícios da cirurgia para cada gênero animal:

Benefícios da castração em machos:

1-Reduz o risco de doenças da próstata:

A castração nos machos é o processo de retirada dos testículos. A próstata do animal é diretamente ligada à função dos testículos, já que lá se armazena o líquido seminal. Sem os testículos, essa produção deixa de existir e o animal tem chances quase nulas de adquirir uma doença na região da próstata.

2-Reduz o risco de desenvolvimento de tumor nos testículos:

Com a retirada dos testículos, parece um tanto óbvio, mas é importante dizer: os riscos de se desenvolver um tumor praticamente desaparecem.

3- Não demarcam território quando a castração é realizada antes da fase da puberdade:

Com a queda brusca na quantidade de hormônios masculinos –(que são produzidos nos testículos), o animal castrado antes da puberdade não pega o hábito de “”marcar o território””.

4- Redução do comportamento ansioso:

Outro benefício da queda de hormônios é o nível de ansiedade, que é reduzido.

5- Reduz o comportamento agressivo:

Assim como acontece com a ansiedade, o comportamento agressivo dos machos é reduzido, uma vez que seu impulso sexual diminui e sua produção de hormônios também.

IMPORTANTE:

Alguns animais demonstram esse comportamento por outros motivos e apenas a castração pode não ser suficiente para contê-lo. Consulte sempre um médico-veterinário.

Benefícios da castração em fêmeas:

6- Reduz o risco de tumores nas mamas:

As pesquisas especializadas sugerem números impressionantes de uma redução em até 99% no risco de contrair tumores em alguns animais.

7-Não entram mais no cio:

A castração nas fêmeas consiste na retirada dos úteros. Sem estes, os animais não entram mais no cio – que é o estado de receptividade sexual (período fértil) das fêmeas de cães, gatos e demais mamíferos.

8- Fim das gestações indesejadas:

Como não há mais útero, mesmo que o animal tenha relações sexuais, não há possibilidade de engravidar. O que evita a reprodução indesejada e descontrolada de animais, em especial animais de rua.

9- Evita a pseudociese (gravidez psicológica):

Outro grande benefício é reduzir os casos de gravidez psicológica nas fêmeas, que ocorre em mais da metade das cadelas não castradas. Ela ocorre em função de alterações hormonais, que são bastante comuns em animais não castrados.

10- Reduz risco de câncer de útero, câncer de ovário e piometra:

A piometra é uma infecção uterina comum que pode vir a matar sua cadela de forma rápida e silenciosa, sendo que a única forma de evitá-la é por meio da castração.

(Texto: Leo Ribeiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *