Terremoto na Turquia mata pelo menos 22

O número de mortos por um forte terremoto no leste da Turquia chegou a 22 neste sábado (25). O terremoto de magnitude 6,8 sacudiu a província de Elazig, a cerca de 550 km a leste da capital Ancara, e foi seguido por mais de 390 tremores secundários, 14 dos quais com magnitude acima de 4.

Dezoito pessoas morreram em Elazig e mais quatro na província vizinha de Malatya, disse a Autoridade de Emergência e Desastres da Turquia (AFAD), acrescentando que 1.103 outras estavam feridas e em hospitais da região. Equipes de resgate procuram sobreviventes presos sob os escombros de prédios que desabaram.

As equipes de resgate trabalharam a noite toda com as mãos, brocas e escavadeiras mecânicas para remover tijolos e gesso dos prédios que desabaram em Elazig, onde a temperatura da noite caiu para 8 graus Celsius negativos.

Equipes de emergência e equipamentos de resgate foram enviados de outras províncias para Elazig, com milhares de equipes de resgate e pessoal médico no local para procurar e ajudar os sobreviventes. A companhia aérea Turkish Airlines iniciou voos adicionais para Elazig de Ancara e Istambul para ajudar no transporte de equipes de resgate.

Falando em Elazig, o ministro do Interior, Suleyman Soylu, disse que a estimativa é de que 22 pessoas ainda estejam presas sob escombros. A AFAD disse mais tarde que 40 pessoas foram resgatadas até agora.

Ao lado de Soylu, o ministro da Saúde, Fahrettin Koca, disse que 128 pessoas feridas estavam recebendo tratamento e que 34 delas estavam em terapia intensiva, mas não em condições críticas. Ele disse que outros centros médicos seriam criados, se necessário.

(Texto: João Fernandes com Reuters)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *