Showtec 2020: mostra agro tecnológica acontece em Maracaju

Tecnologias para altas produtividades estão entre os destaques da programação técnica

Nesta semana aconteceu a Showtec 2020, em que  produtores rurais, profissionais e estudiosos do setor tiveram acesso a novas ferramentas para potencializar ainda mais a produção agrícola e pecuária da região. A mostra foi realizada na sede da Fundação MS, em Maracajú, contando com 120 expositores, mostras de tecnologias, maquinários agrícolas e espaços para novos negócios.

Ali, tanto os produtores quanto a população puderam observar os resultados de pesquisas regionais sobre produção, manejo e sustentabilidade. Buscando preparar o produtor rural para o mundo digital, o Showtec trouxe um painel específico sobre tecnologias de mecanização, como aplicação, plantabilidade e controle do tráfego de máquinas. A ideia é viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação, de modo a contribuir com a sustentabilidade da agricultura e pecuária.

Para o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, a atuação do poder público é fundamental para o avanço da agropecuária. Segundo ele, nos últimos cinco anos foram investidos mais de R$ 8,7 milhões de recursos estaduais em atividades de inovação e tecnologia da Fundação MS, que realiza o Showtec. “Só em 2019 foram R$ 1,8 milhão para potencializar experimentos e novas tecnologias que dão segurança para a produção e aumento da produtividade”, disse.

O Encontro Jovens da Agropecuária foi um dos destaques no primeiro dia com o tema “Inovações que moldam o futuro do campo”. Foram ministradas palestras sobre inteligência artificial e pecuária 4.0. Sendo que mais de 200 pessoas participaram do evento. A abertura foi marcada por uma homenagem do Sistema Famasul aos integrantes da Comissão Famasul Jovem, presidida por Roberta Maia. O presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito apresentou um balanço de ações do grupo e enalteceu o engajamento dos jovens, que vêm contribuindo exponencialmente para o avanço do agro no estado.

(Texto: Lyanny Yrigoyen com assessoria Famasul)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *