Evo realiza marcha na Argentina para marcar fim do mandato

O ex-presidente boliviano Evo Morales realizou na última quarta-feira (22) um evento no exílio em Buenos Aires para marcar o fim de seu mandato presidencial.

Morales vive na Argentina depois de renunciar à Presidência sob pressão em novembro, em consequência de uma reeleição polêmica que provocou protestos generalizados.

“Não é um caminho fácil e, é preciso dizer, é necessário fazer uma mudança profunda”, disse Morales, que esteve no comando da Bolívia por quase 14 anos.

No domingo (19), Morales, que está impedido de concorrer à Presidência novamente, nomeou seu ex-ministro da Economia Luis Arce Catacora como candidato presidencial do partido Movimento ao Socialismo (MAS), com o ex-ministro das Relações Exteriores David Choquehuanca como seu companheiro de chapa para as eleições de 3 de maio na Bolívia.

A nova votação servirá como repetição da disputa de outubro e será a primeira em duas décadas sem Morales. Morales renunciou em 10 de novembro, depois que uma auditoria da Organização dos Estados Americanos (OEA) encontrou sérias irregularidades na contagem de votos. Morales nega qualquer ação errada e sustenta que foi deposto em um golpe.

(Texto: Izabela Cavalcanti com informações do Uol)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *