Senado dos EUA define regras de julgamento contra Trump

Após 13 horas de debate, o Senado dos Estados Unidos definiu na madrugada desta quarta-feira (22) as regras para o julgamento do processo de impeachment do presidente americano, Donald Trump.

De acordo com informações da Ansa Brasil, a maioria republicana rejeitou todas as tentativas dos democratas para convocar novas testemunhas contra o mandatário. A expectativa é que o julgamento seja retomado nesta tarde.

Ontem (21), o início da sessão foi marcado por polêmicas, principalmente porque foram rejeitadas as 11 emendas apresentadas pelo líder da oposição, Chuck Schumer, para citar testemunhas chaves.

Ainda conforme informações, a medida é um indício de que provavelmente Trump será absolvido do processo.

Regras

Segundo o conograma, acusação e defesa terão um prazo de 24 horas – divido em três sessões de oito horas cada – para apresentar argumentos iniciais.

Logo depois, os senadores terão 16 horas para os interrogatórios, além disso outra votação irá definir se o Senado ouvirá ou não as testemunhas que não prestaram depoimento durante a fase de investigação na Câmara.

Entenda o caso

Trump é o terceiro presidente dos EUA a ser submetido a um julgamento de impeachment. Ele é acusado de abuso de poder por ter pressionado o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a anunciar uma investigação contra Joe Biden, pré-candidato democrata à Casa Branca. Já a denúncia por obstrução do congresso foi por ter instruído membros do governo a não prestarem depoimentos. Trump nega todas as acusações.

(Texto: Jéssica Vitória com informações da Ansa Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *