Davos: Guedes fala sobre Brasil e o futuro da indústria

O ministro da Economia Paulo Guedes disse em Davos na manhã desta terça-feira (21) que o Brasil “perdeu a grande onda da globalização e inovação” mundial. Guedes está na Suíça, no Fórum Econômico Mundial.

Nesta manhã participou do painel “Moldando o futuro da fabricação avançada” e mais tarde estará na palestra “Perspectivas estratégicas: América Latina”. Também terá reuniões com presidentes de multinacionais e fundos de pensão.

“O futuro da manufatura será a ‘mindfacture’ [uma expressão que mistura as palavras mente e indústria]”. Para Guedes, agora é necessário instruir os trabalhadores para um novo mercado de trabalho, que está mais tecnológico. De acordo com ele, o Brasil está criando um ambiente melhor para os negócios.

Guedes disse que o grande inimigo do meio ambiente é a pobreza. Para ele, o mundo precisa de mais comida e para isso é preciso produzir mais.

O ministro disse que o país vai aderir a um acordo internacional de compras governamentais para permitir tratamento igualitário aos estrangeiros interessados em participais de licitações e concorrências públicas no Brasil. As datas de adesão não foram definidas.

“É o acordo pelo qual nós agora passamos a admitir empresas de fora também para todas as compras que a gente fizer, um tratamento isonômico”, disse Guedes. (João Fernandes com Poder 360)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *