Karatê: Brasil estreia na próxima sexta em Paris

Torneio reúne a elite da modalidade no próximo fim de semana e distribui até 990 pontos no ranking

Em 2020, o karatê vai estrear no programa olímpico nos Jogos de Tóquio. No Japão as competições da modalidade serão disputadas nos últimos dias do evento, entre 6 e 8 de agosto. Mas até lá os atletas têm um longo caminho pela frente, em busca da vaga nas Olimpíadas. O primeiro compromisso será de 24 a 26 de janeiro na Premier League de Paris que reúne e a elite do esporte e distribui entre 870 e 990 pontos no ranking mundial.

O torneio na França terá 703 atletas inscritos, de 92 países. Destes dez competidores são do Brasil, todos na categoria Kumite (luta). Sendo seis no feminino e quatro no masculino. Após a competição de Paris haverá eventos na Áustria, no Marrocos e nos Emirados Árabes Unidos antes do fechamento do ranking olímpico, em 6 de abril.

Para os Jogos Olímpicos de Tóquio vão competir somente dez atletas em cada uma das seis categorias de peso. Deste número dez em cada uma das disputas individuais de kata (prova de demonstração de golpes), masculino e feminino. Além disso, quatro dessas vagas, em cada categoria, serão definidas de forma direta pelo ranking olímpico que vem sendo preenchido desde o fim de 2018.

Dentre as mulheres, a brasileira Valéria Kumizaki possui uma marca mais expressiva no ranking olímpico. A atleta ocupa a nona posição da categoria -55kg. A esportista do time verde e amarelo é vice campeã mundial e possui quatro títulos dos Jogos Pan-Americanos.

Para preencher as dez vagas olímpicas da categoria há quatro vagas diretas pelo ranking, outras três pela seletiva de maio, em Paris.

(Texto: Lyanny Yrigoyen com Torcedores)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *